APRESENTAÇÃO DA OITAVA EDIÇÃO - REGRESSO COM NOVA DATA E CAMPEÕES DO GRAND SLAM

Partilhar
08 mar 2023 - 10:06

A apresentação da oitava edição do Millennium Estoril Open decorreu hoje ao fim da manhã n’O Forte – Guincho Secret Spot, na estrada do Guincho, em Cascais, e incluiu a divulgação da lista oficial de inscritos e múltiplas novidades associadas ao torneio. O evento teve como anfitrião João Zilhão, diretor do torneio, e contou no palco com a participação de Francisco Kreye (vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais) e Miguel Maya (presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp). Organizado pela 3LOVE, o maior evento tenístico nacional decorre entre 1 e 9 de abrilnas instalações do Clube de Ténis do Estoril — três semanas mais cedo do que nas sete anteriores edições.

O novo posicionamento da prova no calendário do ATP Tour faz com que abra a tradicional época europeia de terra batida e que beneficie das férias da Páscoa, estando preparadas múltiplas atividades dedicadas ao público mais jovem. Mas o Millennium Estoril Open é sobretudo a grande festa do ténis português e também um acontecimento incontornável da vida socio-desportiva nacional. No que diz respeito ao elenco, destaca-se a presença do número quatro mundial Casper Ruud, atual vice-campeão tanto de Roland Garros como do US Open e finalista dos ATP Finals em 2022, um dos principais especialistas em terra batida do circuito. O evento irá contar também com a participação de quatro anteriores vencedores do torneio, como Pablo Carreño-Busta (2017), João Sousa (2018), Albert Ramos-Viñolas (2021) e Sebastian Baez (2022) — sem esquecer o híper talentoso Sebastian Korda, o carismático Fabio Fognini e grandes nomes do ténis mundial como Stan Wawrinka e Dominic Thiem. Com entrada direta no quadro junta-se a estes grandes nomes do ténis o atual número um nacional, com o seu melhor ranking de sempre (80º ATP), Nuno Borges.

“Em 2022 regressámos em força com lotações esgotadas e vamos voltar a elevar a fasquia na edição deste ano; temos um alargado leque de focos de interesse para todos aqueles que virão até ao Clube de Ténis do Estoril ou que acompanharão os encontros nas várias plataformas multimédia à disposição”, sublinha João Zilhão. “Temos a nova responsabilidade de abrir a época europeia de terra batida e uma lista de inscritos de grande qualidade que inclui o jogador melhor classificado na história do torneio, a presença assegurada de pelo menos dois portugueses no quadro principal, a estreia de um jogador tão espetacular como Stan Wawrinka e a garantia de outro titular de torneios do Grand Slam como Dominic Thiem. Haverá a possibilidade de enriquecer o quadro mediante o(s) wild-card(s) que ficam disponíveis. Independentemente dos protagonistas, e antes mesmo da divulgação da lista de inscritos, temos várias sessões perto de esgotar — o que mostra a força e a sustentabilidade do nosso projeto”.

 

ELENCO DE LUXO

Apesar da mudança no calendário, que força à antecipação de uma hora no arranque habitual da jornada (12h na sessão diurna e 17h na sessão noturna), o formato competitivo mantém-se: 19 jogadores com acesso direto através do ranking, aos quais se juntam dois special exempts, quatro elementos oriundos do qualifying e mais três wild cards (convidados da organização) que completam um quadro no qual os quatro principais cabeças-de-série ficam isentos da ronda inaugural. O primeiro wild card foi entregue no passado mês de fevereiro a João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos e campeão da edição de 2018. O segundo convite foi hoje atribuído a Stan Wawrinka com divulgação aos presentes através de ferramentas de inteligência artificial, colocando o torneio uma vez mais à frente no que diz respeito à inovação. O campeão suíço da famosa esquerda a uma mão está um lugar fora da lista de inscritos e é altamente provável que entre diretamente na melhor grelha mesmo sem qualquer desistência de última hora; o mesmo se aplica a Dominic Thiem, que é o segundo alternate.

À semelhança de anteriores edições, a lista de inscritos garante uma bela combinação de estilos e gerações. É encabeçada pelo norueguês Casper Ruud (4º ATP), que já conta com oito títulos em terra batida no seu palmarés e o ano passado esteve a um mero encontro de liderar o ranking mundial na sequência de finais em Roland Garros, no US Open e nas ATP Finals. O jovem americano Sebastian Korda, que no ano passado dispôs de match point nas meias-finais, regressa com o seu estatuto reforçado após a grande final de Adelaide diante de Novak Djokovic e a estreia em quartos-de-final de torneios do Grand Slam no Open da Austrália.

O espanhol Pablo Carreño-Busta e o argentino Diego Schwartzman são dois habitués do top-10 que asseguram sempre grande nível de competitividade, enquanto Fabio Fognini, que já ganhou o Masters 1000 de Monte Carlo em terra batida (derrotando Rafa Nadal nas meias-finais), e Alejandro Davidovich-Fokina são garantia de espetáculo. Entre os estreantes contam-se os jovens promissores Miomir Kecmanovic e Emil Ruusuvuori; Luca Van Assche, o francês de 18 anos que neste passado domingo ganhou a mais longa final (3h56m) na história do circuito Challenger, também está perto de aceder ao quadro principal.

Mas os tenistas mais credenciados são mesmo Stan Wawrinka, com três títulos do Grand Slam no Open da Austrália em 2014, Roland Garros em 2015 e US Open em 2016, também vencedor da Taça Davis pela Suíça em 2014 e medalha de ouro em pares com Roger Federer nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, tendo ganho o antigo Portugal Open no Jamor há exatamente dez anos; e Dominic Thiem, campeão do US Open em 2020, vice-campeão de Roland Garros em 2018 e 2019, e vice-campeão do Open da Austrália em 2020.

Na lista de entradas diretas e wild cards já atribuídos estão representados 11 países de três continentes, sendo que os contingentes mais representados são o espanhol e o argentino (três elementos), à frente do português, francês, sérvio e italiano (dois jogadores); a Áustria deve juntar-se ao mapa internacional com a provável entrada Dominic Thiem, que já assegurou participar no qualifying em caso de necessidade.

 

A REVOLUCIONÁRIA FOXTENN REGRESSA

O recurso ao sistema de arbitragem Foxtenn acontece pelo segundo ano consecutivo e é um trunfo do Millennium Estoril Open, por haver escassos torneios no circuito a utilizar aquele que é o único sistema eletrónico de arbitragem certificado pelo ATP Tourem eventos de terra batida. Assegura uma precisão de 100% graças a 40 câmaras de ultra velocidade que captam 3.000 imagens por segundo, sincronizadas com um conjunto de 10 lasers de última geração que varrem todo o court, mantendo o sistema em permanente calibração e garantindo uma margem de erro de 0%.

O conjunto de câmaras e lasers estão colocados ao nível do solo, ao redor do campo e na rede, permitindo assim dar uma imagem real do exato momento em que a bola toca no solo e com o máximo de clareza. O sistema Foxtenn tem ainda a capacidade de fornecer dados em tempo real, como a velocidade de deslocação do jogador, a velocidade da bola, ângulos, altura, ressalto, precisão e posicionamento do jogador. Muita dessa informação permite igualmente enriquecer as transmissões televisivas dos encontros, que, no nosso país, serão asseguradas pelo Eurosport e pela CNN Portugal.

 

FAMÍLIA DE PATROCINADORES 

“Este ano contamos mesmo com novos parceiros de grande prestígio (Cisco, Via Verde, Empor Spirits: Aperol, Piper-Heidsieck e The Macallan, Santini, Oak Berry e o Nordés),, que vêm reforçar a nossa extraordinária família de sponsors”, sublinha João Zilhão. A Câmara Municipal de Cascais e o Millennium bcp, enquanto parceiros fundadores do projeto em 2015, mantêm-se como estacas principais, tendo inclusivamente o Millennium bcp rubricado um novo acordo por mais três anos.

Esperam-se mais de 40 mil espetadores presenciais e acima de 2.300 horas de transmissão internacional, para além de extensivo acompanhamento nas diversas plataformas digitais do Millennium Estoril Open (website, redes sociais) que permitirá aos adeptos vivenciar as incidências dentro e fora do court no Clube de Ténis do Estoril.

 

MUITO MAIS DO QUE TÉNIS

O Millennium Estoril Open vai oferecer uma programação complementar nas áreas da arte, gastronomia e atividades para os mais novos. O Kids Place surge com mais novidades e atividades, enquanto o Fun Center — zona promovida pela Federação Portuguesa de Ténis — volta a trazer muita animação a todos os jovens que visitam o evento. 

Haverá igualmente uma grande variedade de comidas nas zonas de restauração (Food Court e Slice Restaurant) e a mobilidade elétrica também estará em destaque com a utilização de bicicletas (BiCas), motas (Cooltra) e trotinetes (Link) entre as várias soluções de deslocação até ao evento.

Outras novidades serão anunciadas — e no dia 1 de abril tudo estará pronto para o arranque da grande festa do ténis português.

 

LISTA DE INSCRITOS

 

Entrada direta

  • Casper Ruud (Noruega, 24 anos), 4º
  • Pablo Carreño-Busta (Espanha, 31 anos), 17º
  • Sebastian Korda (EUA, 22 anos), 26º
  • Alejandro Davidovich-Fokina (Espanha, 23 anos), 28º
  • Miomir Kecmanovic (Sérvia, 23 anos), 31º
  • Sebastien Baez (Argentina, 22 anos), 35º
  • Diego Schwartzman (Argentina, 30 anos), 38º
  • Bernabe Zapata Miralles (Espanha, 26 anos), 42º
  • Alberto Ramos-Vinolas (Espanha, 35 anos), 50º
  • Mikael Ymer (Suécia, 24 anos), 57º
  • Emil Ruusuvuori (Finlândia, 23 anos), 59º
  • Constant Lestienne (França, 30 anos), 62º
  • Gregoire Barrére (França, 29 anos), 65º
  • Pedro Cachin (Argentina, 27 anos), 66º
  • Dusan Lajovic (Sérvia, 33 anos), 71º
  • Nuno Borges (Portugal, 26 anos), 80º
  • Quentin Halys (França, 26 anos), 81º
  • Fabio Fognini (Itália, 35 anos), 88º
  • Marco Cecchinato (Itália, 30 anos), 91º

Wild Cards

  • Stan Wawrinka (Suíça, 37 anos), 100º
  • João Sousa (Portugal, 33 anos), 148º
  • WC a definir

Alternates

  • Dominic Thiem (Áustria, 29 anos), 102º
  • Radu Albot (Moldova, 33 anos), 109º
  • Luca Van Assche (França, 18 anos), 110º

 

NOTA: Ranking de 6 de março, data limite das inscrições. O quadro principal é formado por 19 jogadores que entram directamente de acordo com o ranking, mais quatro jogadores vindos do qualifying, mais três convidados (wild cards) e dois special exempts (para jogadores que estejam inscritos e cheguem às meias-finais em torneios a decorrer na semana anterior, ficando impedidos de disputar o qualifying). Caso não haja nenhum tenista nessa situação, serão substituídos pelos jogadores seguintes da lista de inscritos. O sorteio do quadro principal é realizado no dia 1 de Abril, às 15 horas.

 

Foto (da esquerda para a direita):  Francisco Kreye (vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais), João Zilhão (diretor do torneio), Miguel Maya (presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp) e Catarina Cardoso (jornalista CNN Portugal).

Partilhar