Tiago Pereira e Francisco Rocha somam triunfos épicos no qualifying do Millennium Estoril Open
Num dia caótico, demasiado afetado pelo apagão pela Europa, dois portugueses seguiram para a ronda de acesso ao quadro principal da 10.ª edição do Millennium Estoril Open.
Tiago Pereira (409.º do ranking ATP) superou o alemão Patrick Zahraj (272.º) num tie-break de terceiro set e ao sétimo match point com os parciais de 7-5, 4-6 e 7-6(6) em 2h56.
Francisco Rocha, 709.º da hierarquia masculina, prevaleceu no derradeiro encontro da jornada no Estádio Millennium após salvar dois match points. O português de 25 anos celebrou por 6-4, 1-6 e 7-6(6) contra o cazaque Beibit Zhukayev (208.º) em 2h34 e conquistou o segundo maior êxito do palmarés em termos de ranking do opositor.
Cada uma à sua maneira, Tiago Pereira e Francisco Rocha venceram duelos memoráveis. Pela duração dos encontros, por se tratarem das respetivas estreias a vencer no maior torneio de ténis em Portugal, pelo drama das retas finais.
Pedro Araújo (408.º) e João Graça (1356.º) seguiram o caminho oposto e cederam no Estádio Millennium. Araújo não resistiu ao italiano Giulio Zeppieri (334.º, antigo 110.º) e perdeu por 6-2 e 6-2 em 73 minutos. O transalpino é adversário de Tiago Pereira no embate desta terça-feira de acesso ao quadro principal.
Graça, um dos vencedores do pré-qualifying que atribuiu um wild card para esta segunda-feira, viu o também italiano Andrea Pellegrino (237.º) impor-se por 6-3 e 6-2 ao cabo de 67 minutos.
Alexey Vatutin derrotou o ex-top 20 ATP e semifinalista de Roland-Garros, Marco Cecchinato, para marcar frente a frente com Rocha num encontro que vale um bilhete para o quadro maior.