Gastão Elias brilha e volta a vencer no Millennium Estoril Open oito anos depois
A espera finalmente acabou: Gastão Elias venceu pela segunda vez no Millennium Estoril Open, primeira desde 2017, ao travar o norte-americano Learner Tien, uma das maiores promessas do ténis atual, com os parciais de 5-7, 7-5 e 6-4.
A competir pela primeira vez no quadro principal do maior torneio português desde 2018, o antigo 57.º da tabela ATP (neste momento 339.º) – no que ao ranking diz respeito é o terceiro melhor tenista nacional da história – galvanizou-se com o constante apoio do público que compôs o Estádio Millennium para amealhar o maior triunfo do palmarés desde março de 2023 e o primeiro frente a um top 100 desde o verão do mesmo ano.
Especialmente motivado sempre que defronta um opositor mais cotado, o atual número cinco nacional somou o 45.º sucesso da carreira face a um jogador entre a elite do top 100 (Tien é o 69.º da tabela ATP) e para isso teve de puxar dos galões, já que além do set de desvantagem também viu o adversário 15 anos mais novo (19 contra 34 do português) liderar por 3-2, e serviço, no segundo parcial.
Com mais velocidade de bola – Tien é mais um counter puncher –, Elias tomou conta da maior das jogadas e colocou a direita a andar como nos velhos tempos para celebrar ao cabo de 2h25.
Apurado para a segunda eliminatória, Gastão Elias pode agora medir forças com um compatriota, amigo e colega de seleção: o lourinhanense fica à espera do desfecho do duelo de abertura da jornada de quarta-feira entre Henrique Rocha e o chileno Nicolas Jarry, ex-top 20 e sétimo cabeça de série.