DENIS SHAPOVALOV JUNTA-SE À FESTA
O azar de Grigor Dimitrov foi a sorte dos fãs de Denis Shapovalov, que irão poder vê-lo atuar no Millennium Estoril Open — o maior evento tenístico português, cuja sexta edição começa já amanhã e decorre até a o dia 2 de maio no Clube de Ténis do Estoril.
O jovem canadiano irá receber o wild card que estava destinado a Grigor Dimitrov, depois de o agravamento de uma infeção dentária ter obrigado o búlgaro a comunicar à organização a impossibilidade de se deslocar a Portugal. “Este ano fomos particularmente solicitados com pedidos de wild card por parte de jogadores de nomeada; com o infortúnio de Grigor Dimitrov, redirecionámos o convite para um tenista que atualmente até está melhor classificado: o igualmente espetacular Denis Shapovalov”, anunciou João Zilhão. O diretor do Millennium Estoril Open referiu ainda que “Denis Shapovalov é capaz de fazer coisas no court que mais ninguém consegue e é uma das referências da nova geração que o nosso torneio tem ajudado a catapultar para a ribalta, como sucedeu anteriormente com Nick Kyrgios e Stefanos Tsitsipas. Vamos também premiar a nova geração do ténis português com um convite para a fase de qualificação: o promissor Nuno Borges terá um wild card, tal como Frederico Silva. O acesso direto de Pedro Sousa permite a presença de três tenistas nacionais num fortíssimo qualifying de 16 elementos”.
DO TÍTULO EM WIMBLEDON AO ELOGIO DE JOHN MCENROE
Campeão júnior de Wimbledon em 2016, Denis Shapovalov surpreendeu o mundo com uma empolgante caminhada até à semifinal do Masters 1000 de Montreal em 2017 — batendo pelo caminho cotados campeões como Juan Martin de Potro e Rafael Nadal para se tornar no tenista mais jovem de sempre a marcar presença nas meias-finais de um evento Masters 1000. Nascido em Israel e com pais russos, Denis Shapovalov mudou-se para o Canadá antes de cumprir um ano de idade e sempre se destacou pela sua precocidade; nesse ano de 2017 derrotou Daniil Medvedev, Jo-Wilfried Tsonga e Kyle Edmund para atingir os oitavos-de-final do US Open. Os seus feitos nos dois principais torneios norte-americanos levaram os seus pares do ATP Tour a nomeá-lo Star of Tomorrow e Most Improved Player of the Year em 2017.
Em 2018, ‘Shapo’ foi o mais jovem semifinalista de sempre nas meias-finais do Masters 1000 de Madrid — tornando-se seguidamente o mais jovem tenista a estrear-se no top 30 mundial desde Richard Gasquet, em 2005. Conseguiu o seu primeiro título do ATP Tour no outono, ao triunfar no Open de Estocolmo, atingindo seguidamente a final do Masters 1000 de Paris e a final da Taça Davis ao serviço do seu país. No ano passado, conseguiu o seu melhor registo num torneio do Grand Slam ao aceder aos quartos-de-final do US Open e em Roma voltou a jogar as meias-finais de um torneio Masters 1000.
O lendário John McEnroe afirmou que o esquerdino canadiano, atualmente com 22 anos e 14º do ranking mundial, é o tenista da nova geração com um estilo de jogo mais parecido com o seu. O que se compreende: Denis Shapovalov tem instintos declaradamente atacantes, é especialmente criativo, gosta de vir para a rede concluir o ponto no vólei, apresenta excelente toque de bola e tem como pancada de assinatura um ‘impossível’ golpe de esquerda a uma mão em suspensão.
TRIO LUSO NO QUALIFYING
Os últimos acertos relativamente às entradas para a fase de qualificação permitiram a entrada direta do número dois português Pedro Sousa, mediante a sua classificação. Os dois wild cards à disposição da organização foram entregues ao atual número três nacional Frederico Silva e a Nuno Borges — o portuense que fez uma carreira de grande sucesso no circuito universitário norte-americano antes de se tornar profissional, registando excelentes resultados no escalão Future (este ano já ganhou o décimo título, em Antalya) e, mais recentemente, no circuito Challenger (foi finalista no Estádio Nacional há escassas semanas).
CREDENCIAÇÃO DE IMPRENSA
A representação de 14 países nos 23 jogadores já garantidos no quadro principal é também um recorde e um perfeito reflexo da natureza intercontinental do ATP Tour. Dotado de 481 mil euros, em prize-money, o maior evento tenístico português tem lugar entre 24 de abril e 2 de maio e vai decorrer sob a organização da 3LOVE em condições muito especiais — sem público presente no recinto e em segurança máxima, depois de em 2020 ter sido impossível a sua realização devido à pandemia que então provocou uma interrupção de seis meses no circuito de ténis profissional.
Este ano, as condições de segurança impostas pelo ATP Tour e pela Direcção-Geral de Saúde impedem igualmente a presença da comunicação social. No entanto, os jornalistas que o desejarem devem solicitar acreditação para o acompanhamento virtual da competição até às 20 horas de sexta-feira, 23 de abril — a fim de poderem receber o máximo de informações sobre o evento e participarem nas várias conferências de imprensa ao longo da semana, que irão decorrer na plataforma Zoom.
Os pedidos de credenciais Media para o Millennium Estoril Open 2021 podem ser submetidos no site do torneio: https://www.millenniumestorilopen.com/accreditation. Em cada conferência de imprensa só poderá participar um jornalista de cada Media. As conferências de imprensa serão conduzidas pela ATP Public Relations Manager, Stephanie Natal (stephanie.natal@atptour.com).
LISTA ATUALIZADA DE INSCRITOS
Com acesso direto (Ranking de Inscrição / Idade)
-
- Diego Schwartzman (ARG) - 9.º/ 28
- Pablo Carreño-Busta (ESP) - 13.º/ 29
- Gael Monfils (FRA) - 15.º / 34
- Grigor Dimitrov (BUL, *WC) - 17º / 29
- Cristian Garin (ARG) - 22.º / 24
- Fabio Fognini (ITA) - 27.º / 33
- Ugo Humbert (FRA) - 31.º / 22
- Kei Nishikori (JAP, *WC) - 39º/31
- Alexander Bublik (KAZ) - 42.º / 23
- Marin Cilic (CRO) - 44.º / 32
- Albert Ramos-Vinolas (ESP) - 46.º / 33
- Alejandro Davidovich Fokina (ESP) - 48.º / 21
- Jérémy Chardy (FRA) - 51.º / 34
- Richard Gasquet (FRA) - 52.º / 34
- Lloyd Harris (RSA) - 53.º / 24
- Cameron Norrie (GBR) - 56.º / 25
- Jordan Thompson (AUS) - 59.º/ 26
- Frances Tiafoe (USA) - 65.º/ 23
- Fernando Verdasco (ESP) - 69.º / 37
- Gilles Simon (FRA) - 70.º / 36
- Pablo Andujar (ESP) - 80.º/ 35
- João Sousa (POR, *WC) - 105.º / 31
LISTA DE INSCRITOS NO QUALIFYING
Com acesso direto (Ranking / Idade)
-
- Marcos Giron (EUA) 89.º 27
- Marco Cecchinato (ITA) 93.º 28
- Juan Ignacio Londero (ARG) 94.º 27
- Jaume Munar (ESP) 95.º 23
- Roberto Carballes Baena (ESP) 98.º 29
- Pedro Martinez (ESP) 100.º 23
- Kevin Anderson (AFS) 108.º 34
- Pedro Sousa (POR) 113.º 32
- Carlos Alcaraz (ESP) 133.º 17
- Cedrik Marcel Stebe (ALE) 134.º 30
- Henri Laaksonen (SUI) 135.º 29
- Tallon Griekspoor (HOL) 140.º 24
- Carlos Taberner (ESP) 142.º 23
- Brandon Nakashima (EUA) 143.º 19